domingo, 12 de maio de 2013

Dia das mães e a sobremesa favorita da minha mãe.

      Nesse dia das mães resolvi resolvi fazer a receita doce favorita da minha mamãe. A receita que ela segue é mais complicada, com um monte de ingredientes e no fim das contas nunca dá certo como manda a receita e nós sempre improvisamos.
Procurei na internet uma receita mais econômica e que desse o mesmo impacto para agradar a minha mãe, não achei exatamente o que eu queria... Mas me baseei em algumas e acho que criei uma receita e agradou a todos! Principalmente a quem mais importava agradar: minha mãe.
      Querem conhecer a nova receita da família Alves Tavares?

Pavê de ameixa com coco



Ingredientes:


  • 2 latas de leite condensado
  • 2 caixinhas de creme de leite
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • 150g de ameixas secas picadas
  • 200ml de água
  • 50g de coco ralado
  • 200ml de leite de coco
  • 2 saches de chá de maracujá dissolvidos de acordo com a embalagem
  • 300g de biscoito champanhe
Modo de preparo:

      Leve ao fogo as ameixas picadas com a água até a água seque quase toda. Misture 1 lata de leite condensado com uma caixinha de creme de leite. Leve ao fogo baixo e mexa até ferver e engrossar. Retire do fogo e misture 1 colher (sopa) de amido de milho dissolvido em um pouquinho de água. Misture bem e leve de volta ao fogo para engrossar um pouco mais. Junte as ameixas, misture bem e reserve.
      Prepare o creme de coco levando ao fogo a outra lata de leite condensado, a outra caixinha de creme de leite e o coco ralado. Mexa bem até ferver e começar a engrossar. Retire do fogo.
Dissolva a outra colher de amido de milho no leite de coco e junte  ao creme de coco misturando bem.  Volte com o creme para o fogo, mexendo até engrossar um pouco mais. Deixe esfriar.
      Para montar o pavê passe uma camada de creme de ameixa no fundo de um refratário. Molhe os biscoitos no chá de maracujá e cubra a camada de creme de ameixa. Sobre os biscoitos ponha uma camada de creme de coco.
      Repita esse procedimento até terminar. Deixe na geladeira até a hora de servir.

Pode parecer estranho, mas o chá de maracujá fica muito bom e não deixa o pavê enjoativo.
Na hora de servir você pode salpicar canela em pó. Além de dar um charme, dá um gostinho bem especial.

Quero aproveitar para declarar todo o meu amor pela minha mãe: mãe, devo tudo a você...
E parabenizar a todas as mães: vocês são guerreiras!!!

Espero que tenham aproveitado bem esse dia especial e que um dia experimentem esse pavê!

Beijos e até a próxima!

Um comentário:

  1. Mel eu amo tudo com coco, que saudade da abundancia de coco no Brasil, aqui é algo raro. Seria dificil pra mim escolher o doce preferido da minha mãe, ela gosta de muito, tenho a quem puxar rs rs. Querida vim te convidar para participar da nossa Blogagem Coletiva de Receitas (quarta dia 22) com o tema "Café da manhã". Não precisa ser uma receita, você pode mostrar uma mesa que preparou pro café, um café especial que vc tomou, etc. Participa, vai! Beijos =*

    ResponderExcluir

Eu adoraria saber o que você acha! ;)